Matricular-se na rede estadual de ensino do Paraná

O que é

É a possibilidade de efetivar a matrícula ou a rematrícula de estudantes no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio nas escolas públicas do Estado.

Quem pode se matricular

• Jovens que irão cursar o Ensino Fundamental II (do 5º ao 9º ano) ou o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) no próximo ano.
  • A matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis.

Onde se matricular

As matrículas são feitas pela internet.

Em casos específicos, a matrícula pode ser efetivada pessoalmente.

Atenção! Para matrículas on-line, pais ou responsáveis devem estar cadastrados no sistema da Secretaria de Educação.

Como se matricular

• Clique no botão Matricular
  • Na Área do Aluno, escolha a opção Entrar como responsável (apenas pais e responsáveis podem fazer a matrícula)
  • Faça login com seu CPF ou e-mail e informe a senha
  • Siga os procedimentos indicados
  • O pai ou responsável receberá, por e-mail, uma Declaração de Vaga, indicando qual escola da região a matrícula deve ser efetivada;

Atenção!

1. A matrícula pela internet só pode ser feita por pais ou responsáveis que estejam com CPF, e-mail e telefone registrados e atualizados no cadastro do aluno até setembro do ano atual;

2. Para alunos novos na Rede, os pais ou responsáveis devem fazer o cadastro em uma escola (na Área do Aluno ou pessoalmente) e, após o registro, podem seguir a mesma orientação para matrícula on-line.

Prazo

A solicitação é imediata.

O prazo para que a vaga seja confirmada é variável, depende do cronograma anual de matrículas.

Para a matrícula ser efetivada todos os documentos obrigatórios devem ser incluídos no sistema ou entregues na escola.