Banner Gov Programa Presente na Escola

O que é

O Programa Presente na Escola consiste em um conjunto de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono a serem implementadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Estratégias

O Registro de Classe On-line gera relatórios diários de monitoramento da frequência dos estudantes. De posse do relatório, o diretor e a equipe pedagógica podem localizar os ausentes e realizar ações para trazê-los de volta à escola.

Relatórios gerenciais diários, mensais e semanais subsidiarão a Seed-PR para pensar em estratégias para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico, o clima de acolhimento na escola e o mapeamento de boas práticas pedagógicas e de gestão. Dessa forma, contribui-se para a permanência dos estudantes na escola, o sucesso no aprendizado e a consequente conclusão de sua escolaridade.

O Departamento de Programas para Educação Básica e o Departamento de Acompanhamento Pedagógico têm como um dos seus focos a identificação e a disseminação de boas práticas.

A tutoria pedagógica visa a desenvolver a prática dos diretores e dos pedagogos. Seu tripé de atuação pode ser visualizado na seguinte imagem:

Ilustração da Tutoria Pedagógica

Semanalmente, os tutores pedagógicos se reúnem com a gestão escolar para discutir ações e encaminhamentos, e a melhor forma de implementá-los. Além disso, buscam práticas de referência de outras escolas para serem utilizadas no contexto escolar.

Embora sejam feitos todos os encaminhamentos, há fatores externos à escola que geram o abandono escolar. Para esses casos, o Sistema Educacional da Rede de Proteção deve ser acionado para a proteção da criança e do adolescente, e deverá agir no combate ao abandono escolar.

A Rede de Proteção, que conta com diversos órgãos, deverá ser acionada após esgotados todos os esforços da escola e após constatadas cinco faltas consecutivas ou sete alternadas em 60 dias letivos.

Queremos realizar uma ação rápida para que o estudante não perca um só dia de aula, a não ser por motivo de força maior. Cada estudante é muito importante para nós.